NEIRU – Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana é um grupo de pesquisa e extensão vínculado à Universidade Federal de Itajubá que tem como objetivo o fornecimento de assistência técnica para prefeituras municipais na área de Planejamento e resiliência urbana, elaboração de Planos Diretores e Planos Setoriais e projetos de infraestrutura com enfoque na adaptação dos municípios às mudanças climáticas.


O conceito de resiliência foi instituído para servir como pilar do núcleo, visto que resiliência urbana é a capacidade que a cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se das consequências das mudanças climáticas e efeitos gerados pelo desenvolvimento dos centros urbanos. Através desse conceito são desenvolvidos projetos que aliam gestão, metodologias e técnicas que melhoram a dinâmica urbana, nas mais diversas áreas de atuação.

O Núcleo atua como um facilitador de aprendizagem para os discentes da Universidade, disponibilizando um espaço para o crescimento profissional e acadêmico por meio da criação de espaços de experimentação de novas tecnologias e processos de planejamento urbano. Além disso o Núcleo atua como centro de desenvolvimento de pesquisas vísculado ao CNPq – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6158290615950847 – apresentando sucessos e fracassos de experiências realizadas e fomentando a discussão, através também da  produção e publicação de pesquisas e práticas adequadas à realidade brasileira, sempre no tema do Planejamento Urbano, Resiliência e capacidade de Adaptação das cidades às mudanças climáticas.

O NEIRU conta com uma equipe interdisciplinar nas áreas de urbanismo, direito ambiental, gestão pública, engenharia ambiental, civil, hídrica, ciências atmosféricas, biologia, administração e tecnologia da informação.